Tradições de Ano Novo no México


O México como país culturalmente rico, comemora o Ano Novo com uma série de tradições. Pode cantar músicas da época com a família e amigos, ou desfrutar de alguns buñuelos , tamales ou ponche com rum.

No México o que se veste no Fim de Ano, pensa-se que vai influenciar o seu destino durante os próximos 12 meses. Uns vestem-se integralmente de branco, para atrair as boas vibrações e garantir um bom ano espiritual, outros vestem roupas verdes para um ano novo com boa saúde, outros vestem roupa interior vermelha para trazer amor, e ainda outros roupa interior amarela para a riqueza.

Na ementa de Ano Novo no México há bacalhau, podendo ainda haver peru assado, lombo de porco recheado com macarrão, margarita, uvas,  ponche de frutas quente e uma taça de champagne ou cidra espumante.

Uma tradição de Ano Novo no México está ligada à viagens. Quem pretende fazer viagens no novo ano, pega numa mala vazia, depois da meia-noite e anda pela casa ou corre à volta do quarteirão. À meia noite a tradição mexicana manda comer 12 uvas. Este é um costume popular, trazido pelos povos da península Ibérica. Pede-se um desejo para cada uva comida! . Cada uva representa boa sorte num mês do Ano Novo. Os presentes abraçam-se, com um beijo às senhoras e um abraço, com bater das mãos nas costas, aos homens. As pessoas gritam “Feliz año nuevo!”.

A cada cor da decoração das casas é dado um significado diferente, por exemplo: o vermelho significa coragem, amor e uma vida melhor;o amarelo significa alegria e bênçãos;o verde refere-se às questões financeira;e o branco à boa saúde. As Famílias mexicanas decoram as casas com estas quatro cores.

O «pan dulce» é uma parte importante na festa de Fim de Ano. O padeiro coloca uma moeda da sorte ou pingente no pão e a pessoa que encontra esse brinde é considerada a pessoa mais sortuda no ano seguinte.

Os jogos de Ano Novo tradicionais do México, possuem um papel fundamental nas celebrações do Ano Novo. Estes jogos destinam-se a entreter os convidados. Num desses jogos as pessoas escrevem uma lista dos acontecimentos bons e maus que ocorreram no ano em curso, antes da meia noite. Após a meia noite essas listas são deitadas ao fogo. Esta tradição simboliza a eliminação das vibrações e energias negativas e, ao mesmo tempo refere-se a um novo começo.

Os mexicanos preparam-se para a passagem de ano, lavando as casas e bens e tomando banho. No dia 1 de Janeiro é feriado nacional no México, contudo os lugares arqueológicos e as principais atrações da Cidade do México, como Chapultepec Park e o Museo del Templo Mayor (que contem os restos dos edifícios da antiga capital asteca de Tenochtitlan ), estão abertas.

As comemorações de Ano novo no México continuam até dia 6 de Janeiro, Dia de Reis , quando as crianças mexicanas recebem presentes trazidos pelos três reis Magos. Dia 2 de Fevereiro é “El Dia de la Candelaria”, quando o presépio e as decorações de Natal são guardadas para o próximo ano.

Feliz Año Nuevo!

Fonte: Fim de ano.com

Esta entrada foi publicada em Cultura, Curiosidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Tradições de Ano Novo no México

  1. Pingback: Réveillon Mexicano | Zapata Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>